Pesquisa
- Adm

- 19 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Educação para competência em informação em comunidades quilombolas
Esta proposta consiste na continuação dos projetos contemplados com os editais anteriores(2019/2020; 2021/2022; 2022/2023) que objetiva promover a educação para a Competência em Informação em Comunidades Quilombolas. Para este edital (2023/2024) pretende-se dar prosseguimento ao trabalho desenvolvido em comunidades quilombolas, desta vez, na comunidade de Tanquinho de Humildes, em Feira de Santana. Assim sendo, pretende-se 1) Contribuir para a evolução teórico/conceitual da competência em informação em Comunidades Quilombolas; 2) Construir e adaptar a programação das rodas de leitura com conteúdo e práticas de promoção ao desenvolvimento de competências; e 3) Criar uma estrutura de desenvolvimento de competências para Comunidades Quilombolas de forma sistematizada.
Extensão
Labinfovidas
O programa congrega projetos de pesquisa e extensão ligados a centralidade dos estudos desenvolvidos pela pesquisadora proponente, os quais considera que a vida das pessoas estão entrelaçadas por informações. Os modos de vida nos conduzem ao entendimento de que há uma complexa dualidade onde os antigos costumes e tradições se unem às inovações tecnológicas e, nesse contexto, emerge a necessidade de desenvolver e empregar Competência em Informação com o afã de resolver problemas cotidianos, decorrentes da vida em sociedade. O Labinfovidas origina-se da pesquisa de doutoramento da signatária, cujos desdobramentos revelam que no rural do Agreste, as vidas são transversalizadas pela informação - perceptível nas minúcias das histórias de vida, na cultura, na agricultura e nas tradições do povo. Assim, esse programa objetiva promover reflexões e ações no campo da Competência em Informação em diversificados contextos sociais. Ademais, pretende-se avançar com os estudos epistêmico-metodológicos do movimento (auto)biográfico e das ruralidades na Ciência da Informação.
BiblioQuilombola
O BiblioQuilombola é um programa de extensão ligado a dois projetos no campo da pesquisa - práticas leitoras com crianças de comunidade quilombola, de autoria da professora Katia de Oliveira Rodrigues e educação para competência em informação em comunidades quilombolas, de autoria de Jaires Oliveira Santos Guterres. Neste contexto, o programa objetiva promover competência em informação em comunidades quilombolas por meio de práticas leitoras. O programa iniciou em 2019.2, na Comunidade de Praia Grande, em Ilha de Maré e está atualmente no Povoado de Tanquinho, em Feira de Santana, realizando ações, em encontros semanais ou quinzenais. A equipe do projeto também realiza reuniões no Instituto de Ciência da Informação para planejar as ações na comunidade e fomenta discussões epistêmico-metodológicas sobre a temática do programa
Comentários